Salgado maromba de peixe

a6de28fc-cc38-44a0-9ac9-d02979f06c76
Parece foto de revista, mas foi feita la em casa mesmo.

Lembram quando a dieta da maromba virou moda? Frango com batata doce? Existia a sua versão em bolinhas, chamado salgado maromba.

Consistia em amassar bem a batatinha cozida, com um ovo e frango desfiado. Comi muito disso, não pelo “maromba”, mas porque adoro bolinhos.

Ontem, tivemos sardinhas para o almoço. Eu havia comprado elas sem cabeça, cortadas pela metade, no Mercado Público. Queria comer mais peixes locais e sazonais. Paguei uma pechincha.

bb12d399-722d-440d-9018-a6285fb2b623
Comprei 10 metades de sardinhas, portanto 5 peixinhos.

Congelei e esqueci durante meses. Precisou essa pandemia pra gente fuçar o congelador. Meu namorado, que no presente momento é o cozinheiro dos almoços, se animou a fazer. Pesquisou mil receitas, me pediu algumas dicas, e eu só respondia “não sei”.

– Comprei essas sardinhas justamente para aprender a fazer, dizia.

Ele preparou elas como fazemos outros peixes: uma cama de batatas e cebolas, azeite, e forno. O cheiro pela casa era inebriante, e elas ficaram muito bonitas. Até animei e fiz uma foto delas.

IMG_3451
Depois de assadas.

Mas não gostei, de jeito nenhum. O gosto era muito forte, meio metálico, principalmente a pele. Ficávamos catando as espinhas, porque assim assado, você sente elas demais. A textura muito úmida, meio molenga, também não me apeteceu.

De noite, peguei as sobras, e batemos no multiprocessador com uns dentes de alho. Virou sardinha desfiada. Cheirosa e de melhor aspecto, fizemos uma tortinha de liquidificador, meio parecida com essa aqui, de atum (clique para ler).

A tortinha ficou uma delícia. Só que processamos a sardinha tanto, que virou uma massaroca. Decidi fazer bolinhos, então, aproveitando que tinha batata doce em casa. Cozinhei as batatas, misturei com o peixe e um ovo, empanei… E o resultado ficou excelente!

Olívia querida, posto essa receita especialmente para você. Ela é muito fácil e fica maravilhosa! Um beijo!

 

BOLINHOS DE SARDINHA 

1 batata doce descascada e cozida (dá mais de 1 xícara)

2 latas de sardinha, ou 4 sardinhas cozidas e desfiadas

1 dente de alho

1 ovo

1 colher de sopa de alcaparras (ou azeitonas picadas)

farinha de rosca para empanar (alternativas – flocos de aveia, farinha de coco, farinha de linhaça)

sal a gosto

MODO DE PREPARO

Triture as sardinhas com o dente de alho no liquidificador, ou multiprocessador. Só cuidado para não triturar demais. Passe a mistura para uma tigela bem grande, larga como uma bacia.

Adicione a batata doce cozida (mais fácil se ela estiver ainda quente). Vá amassando com um garfo, e misturando ao peixe. Tempere tudo com o sal, e os condimentos que quiser.

Adicione as alcaparras, misturando bem. Elas são fundamentais para quebrar a “peixice” da sardinha.

Adicione o ovo, para dar a liga. O ponto é um pouco mole, mas moldável. Se estiver muito mole, coloque farinha aos poucos.

Faça as bolinhas, role num pratinho raso com a farinha de rosca. Vá colocando tudo num prato raso ou assadeira tipo de pizza.

Coloque as bolinhas no congelador por pelo menos 30min. Isso ajuda a dar o formato.

Asse em forno pré-aquecido por 40min, a 200ºC. Sirva com limão e molho de pimenta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s