Receita de manteiga de maçã (applebutter)

Eu cismo com comidas que nunca comi. Já foi assim quando descobri que existiam as trufas, com as sementes de papoula e brigadeiros de lavanda. Todos esses (e mais um monte de outros que nem lembro) passaram a existir primeiro na minha mente, e minha boca quis sentir esse gostinho, mesmo que levassem meses entre uma experiência e outra (a de ouvir falar e de efetivamente provar).

Semana retrasada eu lia um romance bobinho, pós-pandemia, que misturava guerras dos mundos e reconstrução da humanidade em pequenas comunidades. E num determinado povoado, a menina dizia ao seu amiguinho metamorfo que gostaria de oferecer manteiga de maçã às fadas que lhe haviam presenteado com alguns pães naquela manhã, dentro de uma cestinha.

Foi o que me bastou para imaginar o que poderia vir a ser uma manteiga de maçã – e a internet, esse lugar maravilhoso, já logo me encheu de imagens muito americanas, de tortas e mesas rústicas onde se comiam pães e muffins com manteiga de maçã.

Eu imaginei que era algo como bater manteiga com suco de maçã, mas é melhor – para os veganos, é uma receita sem nenhuma origem animal. Fiquem comigo.

Fiz a receita do site panelinha com mínimas alterações, por não ter exatamente o quilo de maçã que a receita exigia. As minhas, embora orgânicas, eram esfarelentas, o pior pecado para uma maçã. Agora elas são esse creme super amanteigado, com sabor de especiarias e um toque meio caramelizado. Delicioso!

MANTEIGA DE MAÇÃ

1kg de maçãs

1 limão espremido

1/3 xícara de açúcar mascavo

1/3 xícara de água

1 pitada de canela em pó

1/3 de anis-estrelado

1 farta colherada de noz-moscada ralada na hora

MODO DE PREPARO

Descasque as maçãs de modo a deixar as cascas inteiras, compridas. Retire os miolos e fatie as maçãs fininho. Coloque tudo isso numa panela grande e esprema o limão em cima rapidinho, para as fatias não escurecerem.

Adicione todos os demais ingredientes, ligue o fogo e espere a água levantar fervura. Reduza o fogo ao mínimo, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 40min, até as maçãs ficarem totalmente macias.

Desligue o fogo, descarte as cascas de maçã e o anis-estrelado e bata tudo com um mixer ou no liquidificador. Com o mixer, você faz tudo com uma panela só. Deixe bem lisinho e triturado, e ligue novamente o fogo.

Agora, é jogo rápido para dar o ponto: a água evapora e você consegue ver o fundo da panela, como se fosse brigadeiro. Só colocar num vidro e esperar esfriar antes de levar À geladeira.

Eu juro que você vai me amar quando fizer…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s