
Eu cismo com comidas que nunca comi. Já foi assim quando descobri que existiam as trufas, com as sementes de papoula e brigadeiros de lavanda. Todos esses (e mais um monte de outros que nem lembro) passaram a existir primeiro na minha mente, e minha boca quis sentir esse gostinho, mesmo que levassem meses entre uma experiência e outra (a de ouvir falar e de efetivamente provar).
Semana retrasada eu lia um romance bobinho, pós-pandemia, que misturava guerras dos mundos e reconstrução da humanidade em pequenas comunidades. E num determinado povoado, a menina dizia ao seu amiguinho metamorfo que gostaria de oferecer manteiga de maçã às fadas que lhe haviam presenteado com alguns pães naquela manhã, dentro de uma cestinha.
Foi o que me bastou para imaginar o que poderia vir a ser uma manteiga de maçã – e a internet, esse lugar maravilhoso, já logo me encheu de imagens muito americanas, de tortas e mesas rústicas onde se comiam pães e muffins com manteiga de maçã.
Eu imaginei que era algo como bater manteiga com suco de maçã, mas é melhor – para os veganos, é uma receita sem nenhuma origem animal. Fiquem comigo.
Fiz a receita do site panelinha com mínimas alterações, por não ter exatamente o quilo de maçã que a receita exigia. As minhas, embora orgânicas, eram esfarelentas, o pior pecado para uma maçã. Agora elas são esse creme super amanteigado, com sabor de especiarias e um toque meio caramelizado. Delicioso!
MANTEIGA DE MAÇÃ
1kg de maçãs
1 limão espremido
1/3 xícara de açúcar mascavo
1/3 xícara de água
1 pitada de canela em pó
1/3 de anis-estrelado
1 farta colherada de noz-moscada ralada na hora
MODO DE PREPARO
Descasque as maçãs de modo a deixar as cascas inteiras, compridas. Retire os miolos e fatie as maçãs fininho. Coloque tudo isso numa panela grande e esprema o limão em cima rapidinho, para as fatias não escurecerem.
Adicione todos os demais ingredientes, ligue o fogo e espere a água levantar fervura. Reduza o fogo ao mínimo, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 40min, até as maçãs ficarem totalmente macias.
Desligue o fogo, descarte as cascas de maçã e o anis-estrelado e bata tudo com um mixer ou no liquidificador. Com o mixer, você faz tudo com uma panela só. Deixe bem lisinho e triturado, e ligue novamente o fogo.
Agora, é jogo rápido para dar o ponto: a água evapora e você consegue ver o fundo da panela, como se fosse brigadeiro. Só colocar num vidro e esperar esfriar antes de levar À geladeira.
Eu juro que você vai me amar quando fizer…